SEGREDOS: QUANDO GUARDAR, E QUANDO REVELAR


Definição: Aquilo que não pode ser revelado; que não se divulga; assunto, problema, negócio, conhecido apenas de uns poucos.
1. Guardar segredos está relacionado a fidelidade e lealdade.
Josué 2:1,4,14 [Raabe, a meretriz, sabia que o Senhor iria dar a terra aos filhos de Israel, então ela hospedou secretamente, escondeu os dois espiões.] De Sitim enviou Josué, filho de Num, dois homens, secretamente, como espias, dizendo: Andai, e observai a terra e a Jericó. Então foram, e entraram na casa de uma prostituta, cujo nome era Raabe, e pousaram ali. …
4 Porém aquela mulher tomou os dois homens, e os escondeu, e disse: É verdade que os homens vieram a mim, porém eu não sabia donde eram. … 14 Então lhe responderam [os homens que Raabe escondera, depois que os soldados se foram]: A nossa vida responderá pela vossa até o ponto de morrer, se não denunciardes este nosso negócio, e, dando-nos o Senhor esta terra, usaremos contigo de misericórdia e de fidelidade. [Leia a história completa nos versículos 1-21 e no capítulo 6:17-25, bem como em Hb 11:31, onde Raabe, ancestral de Davi e de Jesus, é mencionada como uma heroína da fé.]
Provérbios 11:13 O que anda mexericando descobre [revela] o segredo, mas o fiel de espírito o encobre. [Ver também 20:19.]
2. Guardando-se um segredo pode-se estar protegendo a obra do Senhor.
Juízes 16:4-6,15-21 [Quando Sansão, persuadido por Dalila revelou o segredo da sua força, ele a perdeu e foi capturado e cegado pelos seus inimigos.] Os príncipes dos filisteus subiram a ela [Dalila], e lhe disseram: Persuade-o, e vê em que consiste a sua grande força, e com que poderíamos dominá-lo e amarrá-lo, para assim o subjugarmos. Cada um de nós te dará mil e cem moedas de prata. 6 Disse Dalila a Sansão: Declara-me, peço-te, em que consiste a tua grande força, e com que poderias ser amarrado para te poderem subjugar. … 16 Importunando-o ela todos os dias com as suas palavras, e molestando-o, a alma dele se angustiou até à morte. 17 Assim ele descobriu-lhe todo o seu coração, e disse: Nunca passou navalha à minha cabeça, porque sou nazireu de Deus desde o ventre de minha mãe. Se viesse a ser rapado, sairia de mim a minha força, e me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem. 18 Vendo Dalila que ele descobrira todo o seu coração, mandou chamar os príncipes dos filisteus. … 19 Então ela o fez dormir sobre os seus joelhos, e mandou chamar um homem para lhe rapar as sete tranças de sua cabeça, e assim começou a subjugá-lo. E retirou-se dele a sua força. … 21 Então os filisteus pegaram nele, arrancaram-lhe os olhos e o fizeram descer a Gaza. Amarrando-o com duas cadeias de bronze, puseram-no a girar um moinho no cárcere. [Sansão lutara bravamente contra os inimigos de Israel, mas esse erro lhe custou a sua liberdade, vista e mais tarde a sua vida. No entanto, o Senhor obteve uma vitória da aparente derrota quando os filisteus fizeram um espetáculo de Sansão, agora arrependido, no seu templo pagão, e ele literalmente arrasou com o lugar obtendo assim um lugar na galeria da fama de Deus. [Ver Jz 6:28-31 e Hb 11:32.]
1 Samuel 19:1b,2 Porém Jônatas, filho de Saul, estava muito afeiçoado a Davi, 2 e anunciou a Davi: Saul, meu pai, procura matar-te. Portanto, guarda-te, pela manhã, fica-te num lugar oculto e esconde-te. [Ver também 1Sm 20:19.]
Provérbios 13:3 O que guarda a sua boca preserva a sua alma, mas o que muito abre os seus lábios tem perturbação.
Jeremias 36:19 [Depois que Baruque, o escriba, leu para os príncipes a profecia de Jeremias contra Jerusalém, eles tiveram que informar o ocorrido ao rei. Presumindo que ele não aceitaria muito bem a mensagem, os príncipes sensatamente advertiram Baruque:] Vai, esconde-te, tu e Jeremias, e ninguém saiba onde estais.
Daniel 12:4a [Depois que o anjo deu a Daniel, da parte do Senhor, uma profecia bem específica sobre o Tempo do Fim, disse-lhe:] Mas tu, Daniel, fecha estas Palavras e sela este livro, até ao Fim do tempo. Muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará. [Ver também Ap 10:4 e 5:1-5.]
Mateus 12:14-16 Os fariseus, tendo saído, formaram conselho contra Ele, para O matarem. 15 Jesus, sabendo isso, retirou-Se dali. Acompanhou-O uma grande multidão, e Ele curou a todos, 16 recomendando-lhes rigorosamente que não O manifestassem.
Lucas 20:2-8,20 [Jesus sabiamente respondeu uma pergunta com outra:] E perguntaram: Dize-nos [o sumo sacerdote, escribas e anciões], com que autoridade fazes estas coisas? Quem é que Te deu esta autoridade? 3 Respondeu-lhes Jesus: Também Eu vos farei uma pergunta. Dizei-Me: 4 O batismo de João era do céu ou dos homens? 5 Eles discutiam entre si, dizendo: Se dissermos: Do céu, Ele nos dirá: Então por que não o crestes?
6 Se dissermos: Dos homens; todo o povo nos apedrejará, porque têm por certo que João era profeta. 7 Por fim responderam que não sabiam. 8 Replicou-lhes Jesus: Tampouco vos direi com que autoridade faço isto. … 20 E, aguardando oportunidade, mandaram espias que se fingissem de justos, para O apanharem nalguma palavra e O entregarem à jurisdição e poder do governador. [Ver também Mc 12:13.]
João 2:24,25 Mas Jesus não confiava neles [as multidões que O seguiam depois de presenciarem os Seus milagres], pois a todos conhecia. 25 Ele não necessitava de que alguém lhe testificasse a respeito do homem, pois Ele sabia o que havia no homem.
João 7:1-13 Depois disso, andava Jesus pela Galiléia, e já não queria percorrer a Judéia, porque os judeus procuravam matá-lO. 2 Mas ao se aproximar a festa dos judeus, chamada de Festa dos Tabernáculos, 3 os irmãos de Jesus Lhe disseram: Sai daqui e vai para a Judéia, para que os Teus discípulos vejam os milagres que fazes. 4 Ninguém que procure ser conhecido em público faz coisa alguma em oculto. Já que fazes essas coisas, manifesta-Te ao mundo. …. 6 Disse-lhes Jesus: O Meu tempo ainda não chegou; o vosso, porém, sempre está pronto. 7 O mundo não vos pode odiar, mas Me odeia, porque dele testifico que as suas obras são más. 8 Subi vós à festa. Por enquanto não subo a esta festa, porque o Meu tempo ainda não chegou. 9 Tendo dito isto, Jesus ficou na Galiléia. 10 Mas, depois que seus irmãos subiram à festa, Ele foi também, não publicamente, mas em oculto. 11 Ora, os judeus O procuravam na festa e perguntavam: Onde está Ele? 12 Havia grande murmuração entre as multidões a respeito dEle. Uns diziam: Ele é bom. Outros respondiam: Não, Ele engana o povo. 13 Mas ninguém falava dEle abertamente, por medo dos judeus.
Atos 23:21b,22 [Tomando conhecimento de um complô para matar Paulo, seu sobrinho informou ao comandante dos romanos, que governavam na época:] Mais de quarenta homens dentre eles lhe armaram ciladas, os quais juraram, sob pena de maldição, não comerem nem beberem até que o tenham morto. Agora estão prontos, esperando a tua promessa. 22 Então o comandante despediu o jovem, ordenando-lhe que a ninguém dissesse que lhe havia contado aquilo.
Atos 26:26 [Paulo admite que o rei Agripa estava ciente de suas atividades:] O rei, diante de quem falo com ousadia, sabe estas coisas [Paulo tinha estado pregando sobre Jesus]. Creio que nada disto lhe é oculto, porque isto não passou em algum canto.
3. Em algumas ocasiões, Jesus revelou certas coisas apenas aos Seus discípulos, e pediu-lhes que guardassem segredo.
Mateus 9:30 [Após curar os dois cegos:] E os seus olhos se abriram. Jesus, porém, os advertiu com energia, dizendo: Cuidado para que ninguém o saiba.
Mateus 13:10-17 Acercando-se dEle os discípulos, disseram-Lhe: Por que lhes falas por meio de parábolas? 11 Respondeu-lhes Jesus: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado. … 13 Por isso lhes falo por parábolas: Porque eles, vendo, não vêem; ouvindo, não ouvem nem compreendem. 14 E neles se cumpre a profecia de Isaías: Certamente ouvireis, mas não compreendereis. Certamente vereis, mas não percebereis. 15Pois o coração deste povo está endurecido, e ouviram de mau grado com seus ouvidos, e fecharam seus olhos, para que não vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, compreendam com o coração, se convertam e Eu os cure. 16 Mas bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. 17 Pois em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram, e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram. [Ver também Mc 4:10-12.]
Mateus 13:34,35; Marcos 4:34 Tudo isto disse Jesus por parábolas à multidão, e nada lhes falava sem parábolas, 35 para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta: Abrirei em parábolas a Minha boca; publicarei coisas ocultas desde a criação do mundo. Marcos 4:34 Sem parábolas não lhes falava. Mas tudo explicava em particular aos discípulos.
Marcos 1:43-45 [Jesus curou um leproso:] Advertindo-o severamente, logo o despediu, e lhe 44 disse: Olha, não digas nada a ninguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote, e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho. 45 Mas, tendo ele saído, começou a apregoar muitas coisas, e a divulgar o que acontecera. De sorte que Jesus já não podia entrar publicamente em qualquer cidade, mas se conservava fora, em lugares desertos. E de todas as partes iam ter com Ele.
Marcos 9:9 [Após a transfiguração, quando Moisés e Elias apareceram a Jesus para falar-Lhe sobre a Sua morte:] Ao descerem eles do monte, ordenou-lhes [a Pedro, Tiago e João] Jesus que a ninguém contassem o que tinham visto.
Lucas 8:56 [Jesus ressuscitou a filha de Jairo:] Seus pais ficaram maravilhados, mas Ele lhes mandou que a ninguém dissessem o que havia sucedido.
Lucas 9:20,21 Perguntou-lhes [aos Seus discípulos]: E vós quem dizeis que Eu sou? Respondeu Pedro: O Cristo de Deus. 21 E, admoestando-os, mandou que a ninguém referissem isso.

4. Manter segredos não deveria ser feito para encobrir pecados nem erros.
Deuteronômio 13:6,8 [Deus ordenou que o Seu povo não encobrisse os pecados de suas famílias nem de amigos:] Se teu irmão, filho da tua mãe, ou teu filho, ou tua filha, ou a mulher do teu regaço, ou o teu amigo mais íntimo, te incitar em segredo, dizendo: Vamos, e sirvamos a outros deuses - deuses que não conheceste, nem tu nem teus pais, 8 não o atenderás nem o ouvirás. Não terás piedade dele, não o pouparás, nem o esconderás.
Josué 7:1,11,19,20 [Acã escondeu um tesouro proibido sob a sua tenda, e com isso Israel perdeu a bênção de Deus:] Mas os filhos de Israel foram infiéis no tocante às coisas condenadas; Acã, … tomou das coisas condenadas. Assim a ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel. … [E o Senhor disse:]11 Israel pecou, e violaram a Minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram das coisas condenadas, e furtaram, e mentiram, e até debaixo da sua bagagem o puseram. … 19 Então, disse Josué a Acã: Filho meu, dá, peço-te, glória ao Senhor Deus de Israel, e faze confissão perante Ele. Declara-me agora o que fizeste, não mo ocultes. 20 Respondeu Acã a Josué: Verdadeiramente pequei contra o Senhor Deus de Israel. Eis o que fiz. [Leia a história completa no capítulo 7.]
Provérbios 1:10 Filho meu, se os pecadores te quiserem seduzir, não o consintas.
Provérbios 28:13 O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.
Isaías 29:15 Ai dos que profundamente escondem do Senhor o seu propósito, e fazem as suas obras às escuras, e dizem: Quem nos vê? E quem nos conhece?
Jeremias 23:24 Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que Eu não o possa ver? diz o Senhor. Não encho Eu os céus e a terra? diz o Senhor.
1 Timóteo 5:22b Nem participes dos pecados alheios.
Tiago 4:17 Aquele, pois, que sabe o bem que deve fazer e não o faz, comete pecado.
2 Pedro 3:17b Guardai-vos de que pelo engano dos homens perversos sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza.
5. Guardar segredo não deveria ser sinônimo de desonestidade.
2 Coríntios 4:2 Pelo contrário, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andamos com astúcia, nem falsificamos a Palavra de Deus. Antes, recomendamo-nos à consciência de todos os homens, na presença de Deus, pela manifestação da verdade.
2 Coríntios 8:21 Pois zelamos o que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens. [Ver também Rm 12:17b.]
Hebreus 13:18 Orai por nós. Estamos persuadidos de que temos boa consciência, desejando em todas as coisas portar-nos corretamente.
1 Pedro 2:12-15 O vosso procedimento entre os gentios seja correto, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, observando as vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação. 13 Sujeitai-vos a toda autoridade humana, por causa do Senhor, quer ao rei, como soberano,
14 quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem. 15 Pois é a vontade de Deus, que, pela prática do bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos.
6. Uma das melhores maneiras para não revelar segredos é evitar “conversa fiada”.
Salmo 39:1a Eu disse: Guardarei os meus caminhos, e não pecarei com a minha língua; refrearei a minha boca.
Salmo 141:3 Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios.
Provérbios 10:19 Na multidão de palavras não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente.
Provérbios 17:27 Aquele que possui conhecimento refreia as suas palavras, e o homem de entendimento é de espírito sereno.
Provérbios 21:23 O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda das angústias a sua alma.
Provérbios 29:11 O tolo expande toda a sua ira, mas o sábio a encobre e reprime.
Eclesiastes 10:20 Nem ainda no teu pensamento amaldiçoes ao rei, nem no mais interior da tua recâmara amaldiçoes ao rico, porque as aves dos céus levariam a tua voz, e o que tem asas daria notícias das tuas palavras.
1 Tessalonicenses 4:11a Procurai viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios.
7. Revelar segredos causa uma perda de confiança e de amizade.
Provérbios 16:28b O difamador separa os maiores amigos.
Provérbios 18:8 [Trair a confiança pode parecer agradável para quem o faz, mas dói bem fundo na outra pessoa.] As palavras do mexeriqueiro são como doces bocados; penetram até o íntimo do homem.
Provérbios 25:9b,10a Não descubras [reveles] o segredo de outro, 10a para que não te desonre o que o ouvir.
8. Revelar segredos muitas vezes é fofocar.
Levítico 19:16a Não propagarás mexericos no meio do teu povo.
Provérbios 20:3 Honroso é para o homem o desviar-se de questões, mas todo tolo se mete em rixas.
Provérbios 20:19 O mexeriqueiro trai a confiança; portanto, evita o que muito abre os seus lábios.
1 Tessalonicenses 4:11a Procurai viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios.
1 Timóteo 5:13 Além do mais, aprendem [as viúvas mais jovens] também a ser ociosas, andando de casa em casa; e não somente ociosas, mas também faladeiras e intrigantes, falando o que não devem.
9. Não existem segredos para um Deus onisciente ou para aqueles a quem Ele os revela.
1 Crônicas 28:9 E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-O com um coração íntegro e alma voluntária, pois o Senhor esquadrinha todos os corações, e penetra todos os desígnios e pensamentos. Se O buscares, será achado de ti; mas se O deixares, rejeitar-te-á para sempre.
2 Reis 6:8-12 [O rei da Síria foi frustrado pelo serviço de inteligência do Senhor. - O profeta Eliseu ficava a par de suas super sigilosas estratégias e avisava o rei de Israel.] Ora, o rei da Síria fazia guerra a Israel. Depois de consultar os seus oficiais, disse: Em tal e em tal lugar estará o meu acampamento. 9 Mas o homem de Deus mandou dizer ao rei de Israel: Guarda-te de passares por tal lugar, porque os siros estão descendo ali. 10 Pelo que o rei de Israel enviou homens àquele lugar de que o homem de Deus lhe falara, e de que o tinha avisado, e assim se salvou, não uma nem duas vezes. 11 Este incidente turbou o coração do rei da Síria, que chamou os seus oficiais e lhes disse: Não me fareis saber quem dos nossos é pelo rei de Israel?
12 Disse um dos seus oficiais: Ninguém de nós, ó rei meu senhor, mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que tu falas na tua câmara de dormir.
Salmo 44:21 Não o teria descoberto Deus, visto que Ele conhece os segredos do coração?
Salmo 139:1-24 [Davi sabia que o Senhor tinha conhecimento de tudo sobre ele, até o mínimo detalhe.] Ó Senhor, Tu me sondaste e me conheces. 2 Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. 3 Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar; conheces todos os meus caminhos. 4 Sem que haja uma palavra na minha língua, ó Senhor, tudo conheces. … 23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. 24 Vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.
Provérbios 15:3 Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.
Eclesiastes 12:14 Porque Deus há de trazer a juízo toda obra, inclusive tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.
Jeremias 17:9,10 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e incorrigível. Quem o conhecerá? 10 Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, e provo a mente, e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.
Daniel 2:20-23,27-30,47 [O rei Nabucodonosor queria que os sábios do seu reino lhe contassem o seu sonho, bem como o significado, senão seriam mortos. O Senhor revelou o sonho e a sua interpretação a Daniel:] Disse Daniel: Seja bendito o nome de Deus para todo o sempre, porque dEle é a sabedoria e a força; 21 é Ele quem muda os tempos e as horas, remove reis e estabelece reis; Ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos entendidos. 22 Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com Ele mora a luz. 23 Ó Deus de meus pais, eu Te louvo e celebro porque me deste sabedoria e força; agora me fizeste saber o que Te pedimos, porque nos fizeste saber este assunto do rei. … 27 Respondeu Daniel na presença do rei: O mistério que o rei requer, nem sábios, nem encantadores, nem magos, nem adivinhos o podem descobrir ao rei, 28 mas há um Deus nos céus, o Qual revela mistérios; Ele fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de ser no fim dos dias; o teu sonho e as visões da tua cabeça na tua cama são estas: 29 Estando tu, ó rei, na tua cama, subiram os teus pensamentos ao que há de ser depois disto. Aquele que revela mistérios te fez saber o que há de ser. 30 Quanto a mim, me foi revelado este mistério, não porque eu tenha mais sabedoria do que todos os viventes, mas para que a interpretação se fizesse saber ao rei e para que entendesses os pensamentos do teu coração. … [Depois que Daniel descreveu o sonho do rei e a sua interpretação:] 47 Respondeu o rei a Daniel: Certamente, o vosso Deus é Deus dos deuses, e o Senhor dos reis, e o revelador de mistérios, pois pudeste revelar este mistério.
Daniel 8:23-25 [O Senhor vai derrotar as jogadas secretas do Anticristo.] Mas, no fim do seu reinado, quando os transgressores encherem a medida do seu pecado, levantar-se-á um rei [o Anticristo], feroz de semblante, e entendido em enigmas [estratégias secretas]. 24 Grande será a sua força, mas não de si mesmo. Ele destruirá terrivelmente, e prosperará, e fará o que lhe aprouver; destruirá os poderosos e o povo santo.
25 Pelo seu entendimento também fará prosperar o engano, no seu coração se engrandecerá, e destruirá a muitos que vivem em segurança; ele se levantará contra o Príncipe dos príncipes [Jesus], mas sem esforço de mãos humanas será quebrado.
Amós 3:7 Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.
Mateus 10:26b Nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se.
Marcos 4:21,22 Ele [Jesus] lhes disse: Vem a candeia para ser posta debaixo do alqueire, ou da cama? Não vem antes para ser colocada no velador? 22 Pois nada há encoberto que não haja de ser manifesto, e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto.
Marcos 13:23 Estai, pois, de sobreaviso; Eu [Jesus] vos disse tudo de antemão [sobre o Tempo do Fim]. [Ver também Is 44:7.]
Lucas 12:2,3 Nada há encoberto que não haja de ser descoberto, nem oculto, que não haja de ser sabido. 3 Tudo o que em trevas dissestes, à luz será ouvido, e o que falastes ao ouvido no interior da casa, sobre os telhados será apregoado.
João 15:15 Já não vos chamo de servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor. Antes tenho-vos chamado amigos, pois tudo o que ouvi de Meu Pai vos tenho dado a conhecer.
João 16:12 [Jesus, porém, também disse:] Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. [Ver também Ec 8:5b e 1Co 3:1-2.]
João 16:25,29 [Jesus disse:] Disse-vos estas coisas por figuras; vem a hora em que não vos falarei mais por figuras, mas abertamente vos falarei acerca do Pai. … 29 Disseram os Seus discípulos: Agora falas abertamente e não usas nenhuma figura.
Romanos 2:16 Isto sucederá no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por meio de Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.
Romanos 8:26,27 [O Espírito sabe de coisas secretas, sobre as quais nem sabemos que precisamos orar, e intercede por nós.] Da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas. Não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. 27 E Aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que intercede pelos santos.
1 Coríntios 3:13 A obra de cada um se manifestará, porque o dia a demonstrará. Pelo fogo será revelada, e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
1 Coríntios 4:5 Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o Qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações. Então cada um receberá de Deus o louvor.
Hebreus 4:12,13 Pois a Palavra de Deus … é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. 13 E não há criatura alguma encoberta diante dEle. Todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos dAquele a Quem havemos de prestar contas.



© 2009, por Aurora Production AG. Suiça

6 comentários: