PROMESSAS, CUMPRIR


 Definição: Obrigar-se verbalmente ou por escrito a (fazer ou dar alguma coisa); comprometer-se.
1. Através do Seu próprio exemplo de fidelidade, Jesus ensina que nós também deveríamos cumprir as nossas promessas.
1 Reis 8:56b Nem uma só palavra falhou de todas as boas palavras que falou por intermédio de Moisés, Seu servo. [Ver também 2Rs 10:10.]
Atos 13:32 E nós vos anunciamos que a promessa, feita aos pais, Deus a cumpriu, a nós, seus filhos.
2 Coríntios 1:20a Pois quantas promessas há de Deus, têm nEle o sim, e por Ele o Amém.
2 Pedro 3:9a O Senhor não retarda a Sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia. Ele é longânimo para convosco.
2. Como o Senhor cumpre as promessas que nos faz, espera que nós sejamos verdadeiros à palavra que Lhe damos.
Números 30:2 Quando um homem fizer um voto ao Senhor, ou um juramento, impondo restrições a si próprio, não violará a sua palavra; segundo tudo aquilo que sair da sua boca, fará.
Deuteronômio 23:21,23 Quando fizeres algum voto ao Senhor teu Deus, não tardarás em cumpri-lo, pois o Senhor teu Deus certamente o requererá de ti, e em ti haverá pecado. …
23 Tudo o que proferiram os teus lábios, isso guardarás, e o farás, porque fizeste teu voto livremente ao Senhor teu Deus, com a tua própria boca.
Eclesiastes 5:4,5 Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo. Ele não Se agrada de tolos; o que votares, paga-o. 5 Melhor é que não votes do que votes e não pagues.
3. Deixar de cumprir o prometido a outros é na realidade falhar ao Senhor.
Mateus 25:45b Todas as vezes que deixastes de fazer a um destes pequeninos, foi a Mim que o deixastes de fazer.
Efésios 6:5-7 Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo. 6 Não obedeçais a vossos senhores apenas quando estão olhando, só para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus. 7 Servi de boa vontade como ao Senhor, e não como a homens. [Ver também Cl 3:22b.]
4. Ser fiel em cumprir suas promessas é um reflexo do seu caráter.
Provérbios 22:1 Mais digno de ser escolhido é o bom nome do que as muitas riquezas; ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro.
Lucas 16:10 Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito, e quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito.
Atos 6:3 Escolhei, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.
Romanos 12:17b Procurai as coisas honestas perante todos os homens.
 5. Se fazemos uma promessa devemos cumpri-la, mesmo que doe ou nos custe mais do que esperávamos.
1 Samuel 1:11,27,28a E fez um voto, dizendo: Ó Senhor dos exércitos! se benignamente atentares para a aflição da Tua serva, e de mim Te lembrares, e da Tua serva não Te esqueceres, mas à Tua serva deres um filho, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. … 27 Por este menino orava eu, e o Senhor me concedeu a petição que eu Lhe fiz. 28a Pelo que também agora eu o entrego ao Senhor. Por todos os dias que viver pertencerá ao Senhor.
Salmo 15:1,4b Senhor, quem habitará no Teu tabernáculo? Quem morará no Teu santo monte? … 4b aquele que, mesmo que jure com dano seu, não muda.
Provérbios 20:25 Laço é para o homem o dizer precipitadamente: É santo, e só refletir depois de fazer o voto.
Eclesiastes 5:5,6a Melhor é que não votes do que votes e não pagues. 6a Não consintas que a tua boca faça pecar a tua carne, nem digas diante do anjo que foi erro.
Jonas 2:9a Mas eu, com um cântico de ações de graça, oferecer-Te-ei sacrifício. O que votei pagarei.
6. Cumprir nossas promessas faz parte do amor.
Zacarias 8:16,17 São estas coisas que deveis fazer: Falai a verdade cada um com o seu próximo, e executai juízo de verdade e de paz nas vossas portas; 17 nenhum de vós pense mal no seu coração contra o seu próximo, nem ame o juramento falso. Eu aborreço a todas estas coisas, diz o Senhor.
Mateus 7:12 Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-o vós também a eles, pois esta é a lei e os profetas.
Romanos 13:8-10 A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros, pois quem ama ao próximo cumpriu a lei. … 10 O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.
7. Devemos ter cuidado com o que prometemos, pois talvez não possamos cumprir.
Mateus 5:33,36,37 Ouvistes também que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás teus juramentos ao Senhor. … 36 Não jures pela tua cabeça, pois não podes tornar um cabelo branco ou preto. 37 Seja, porém, o vosso “Sim”, sim, e o vosso “Não”, não; o que passar disto vem do maligno.
Tiago 4:14,15 Ora, não sabeis o que acontecerá amanhã. O que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece. 15 Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo.
Tiago 5:12 Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outro voto. Seja, porém, o vosso sim, sim, e o vosso não, não, para não serdes condenados.
8. A Bíblia oferece vários exemplos convincentes de promessas feitas irrefletidamente das quais as pessoas se arrependeram mais tarde.
Gênesis 25:30-34 Disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou muito cansado. Por isso se chamou Edom. 31 Disse Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura. 32 Respondeu Esaú: Estou a ponto de morrer; logo, para que me servirá o direito de primogenitura? 33 Então disse Jacó: Jura-me primeiro. Ele jurou, e vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó. 34 Jacó deu a Esaú pão e o guisado de lentilhas. Ele comeu e bebeu, e então se levantou e saiu. Assim desprezou Esaú o seu direito de primogenitura.
Juízes 11:30,31,34,35 E Jefté fez um voto ao Senhor: Se totalmente entregares os filhos de Amom nas minhas mãos, 31 qualquer que, saindo da porta da minha casa, me vier ao encontro, voltando eu vitorioso dos filhos de Amom, esse será do Senhor, e o oferecerei em holocausto. … 34 Vindo Jefté a Mispa, à sua casa, a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças. Era ela filha única. Não tinha ele outro filho nem filha. 35 Quando a viu, rasgou as suas vestes, e disse: Ah! filha minha! Muito me abateste; és a causa da minha calamidade, porque fiz voto ao Senhor, e não tornarei atrás. [A Bíblia indica que Jefté cumpriu o seu voto, embora alguns estudiosos acreditem que o versículo signifique que ela se manteve virgem e não se casou, dedicando-se a serviço especial ao Senhor o resto da sua vida.]
Mateus 14:6-9 Festejando-se, porém, o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante de todos e agradou tanto a Herodes, 7 que este prometeu, com juramentos, dar-lhe tudo o que pedisse. 8 Então ela, instruída por sua mãe, disse: Dá-me aqui num prato a cabeça de João Batista. 9 O rei se entristeceu, mas, por causa do juramento e dos que estavam à mesa com ele, ordenou que lha dessem.
Atos 21:23-27 [Paulo transigiu em suas convicções junto aos “da Circuncisão”, indo ao templo para cumprir rituais judaicos:] Faze, pois, o que te diremos: Temos quatro homens que fizeram voto. 24 Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas em obediência à lei. 25 Todavia, quanto aos gentios que têm crido, já escrevemos, dando o parecer que se abstenham do que é sacrificado aos ídolos, do sangue, do que é sufocado e da prostituição. 26 No dia seguinte Paulo, tomando consigo aqueles homens, purificou-se com eles. Então entrou no templo, notificando serem já cumpridos os dias da purificação, e ficou ali até se oferecer a favor de cada um deles a oferta. 27 Quando os sete dias estavam quase a terminar, os judeus na Ásia, vendo-o no templo, alvoroçaram todo o povo e lançaram mão dele.
9. Por outro lado, não seja teimoso e farisaico, prendendo-se ao seu voto se Deus lhe revelar algo novo.
Gênesis 22:2-18 [Embora Abraão tenha concordado em oferecer o seu filho e se mostrado disposto a fazer isso em obediência a Deus, atendeu quando o anjo lhe disse que não tinha que consumar tal ato:] Então disse Deus: Toma o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te mostrarei. … 9 Chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali o altar, e sobre ele pôs em ordem a lenha. Amarrou Isaque, seu filho, deitou-o no altar, em cima da lenha, 10 e, estendendo a mão, pegou o cutelo para imolar o filho.
11 Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde o Céu, e disse: Abraão! Abraão! Respondeu ele: Eis-me aqui. 12 Então disse o anjo: Não estendas a tua mão sobre o rapaz, e não lhe faças nada. Agora sei que temes a Deus, pois não me negaste o teu filho, o teu único filho. 13 Então levantou Abraão os olhos e olhou, e viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos. Foi Abraão, tomou o carneiro e o ofereceu em holocausto em lugar de seu filho.
1 Samuel 14:24-30,43-45 [Jônatas infringiu o voto irrefletido de Saul. O povo não deixou Saul punir Jônatas:] Ora, os homens de Israel estavam exaustos naquele dia, porque Saul conjurara o povo [os seus soldados que estavam lutando uma batalha], dizendo: Maldito o homem que comer pão antes da tarde, antes que eu me vingue de meus inimigos. 25 … onde havia mel à flor na terra. 26 … viram o mel que corria, mas ninguém chegou a mão à boca, porque o povo temia a conjuração. 27 Jônatas, porém, [que acabara de voltar de um ataque audacioso] não tinha ouvido quando seu pai conjurara o povo, e estendeu a ponta da vara que tinha na mão e a molhou no favo de mel, Levando a mão à boca, aclararam-se-lhe os olhos. 28 Então disse um do povo: Teu pai solenemente conjurou o povo, dizendo: Maldito o homem que comer hoje pão. É por isso que o povo desfalece. 29 Disse Jônatas: Meu pai turbou a terra. Vede como se me aclararam os olhos por ter provado um pouco deste mel. 30 Quanto mais se o povo hoje tivesse comido livremente do despojo, que achou de seus inimigos. Não teria sido maior a derrota dos filisteus? … 43 [Mais tarde, quando Saul descobriu a transgressão de Jônatas, o confrontou:] Disse então Saul a Jônatas: Declara-me o que fizeste. E Jônatas lhe disse: Tão somente provei um pouco de mel com a ponta da vara que tinha na mão. E agora devo morrer? 44 Disse Saul: Assim me faça Deus, e outro tanto, que com certeza morrerás, Jônatas. 45 Porém o povo disse a Saul: Morrerá Jônatas, que operou tão grande salvação em Israel? Tal não suceda. Tão certo como vive o Senhor, não lhe há de cair no chão um só cabelo da sua cabeça, pois com Deus fez isso hoje. Assim o povo livrou a Jônatas, para que não morresse.
João 13:8,9 [Pedro, quando foi corrigido, voltou atrás no seu voto insensato:] Disse Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte Comigo. 9 Respondeu Simão Pedro: Senhor, não apenas os pés, mas também as mãos e a cabeça.
Atos 20:22; 21:4,10-14 [Paulo teimosamente cumpriu o seu voto de ir a Jerusalém apesar de ter recebido conselho divino e revelações diretas avisando-o para não ir. Essa decisão resultou na sua captura e mais tarde na sua morte em Roma:] E agora, compelido pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer. 21:4 Achando os discípulos [em Tiro], ficamos ali sete dias. E eles pelo Espírito diziam a Paulo que não subisse a Jerusalém. 10 Demorando-nos ali [em Cesaréia] por muitos dias, chegou da Judéia um profeta, de nome Ágabo, 11 que, vindo ter conosco, tomou o cinto de Paulo e, ligando os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem a quem pertence este cinto, e o entregarão nas mãos dos gentios. 12 Ouvindo nós isto, rogamos-lhe, tanto nós como os que eram daquele lugar, que não subisse a Jerusalém. 13 Mas Paulo respondeu: Que fazeis vós, chorando e magoando-me o coração? Eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo Nome do Senhor Jesus. 14 Como não podíamos persuadi-lo, dissemos: Faça-se a vontade do Senhor.





© 2009, por Aurora Production AG. Suiça

Um comentário:

  1. Paulo não se acovardou, ligou-se a Deus e partiu ... e morrer em Jerusalém pelo nome do SENHOR ... Paulo sabia do perigo e dos avisos proféticos, mais a missão em nome dos ensinamentos do Reino de Deus precisava continuar ...

    ResponderExcluir